Press "Enter" to skip to content

Guarapuava (Brasile),2 marzo 2026/ Retiro Quaresmal

Bom Dia!
Ontem a Terceira Ordem de Guarapuava – Paraná / Brasil
Teve o retiro Quaresmal – Tema “Quaresma, tempo que me pede conversão”
Tivemos momentos de reflexão e oração, um momento de para e refletir nosso carisma que não é só no tempo de quaresma mas sim para nossa Vida.

Segue abaixo o relato de um irmão Terciário sobre o retiro que tivemos:

“A Quaresma nos recorda que a conversão começa pelos ouvidos e passa pelo coração. Antes de falar, é preciso escutar. Antes de agir, é preciso acolher a Palavra.

Escutar a Deus é permitir que Ele organize nossos pensamentos, purifique nossas intenções e ilumine nossas decisões. Em meio a tantas vozes, opiniões e distrações, somos convidados a silenciar para reconhecer a voz do Senhor — que muitas vezes se manifesta também no clamor dos pobres, dos que sofrem e dos que precisam de nós.

O jejum, por sua vez, não é apenas deixar de comer algo. É disciplinar o desejo. É aprender a dizer “não” ao que nos afasta de Deus e “sim” ao que nos aproxima do bem. Jejuar é também calar palavras duras, renunciar a julgamentos precipitados, abandonar a indiferença e escolher a misericórdia.

Quando jejuamos das palavras que ferem, abrimos espaço para palavras que curam.
Quando jejuamos do egoísmo, cresce em nós a caridade.
Quando jejuamos da pressa, aprendemos a escutar de verdade.

A Quaresma é caminho. Caminho que nos conduz com Cristo até Jerusalém, até o mistério da Cruz e da Ressurreição. Não é tempo de tristeza, mas de decisão. Decisão de voltar ao essencial. Decisão de permitir que Deus transforme nosso coração.”

Deus abençoe a todos

di F. Bortot